Atividades radicais água

As atividades radicais são formas únicas de promover o espírito de equipa e de se ultrapassar os próprios medos. Dentro das várias atividades radicais existem grupos, onde se destacam as de água, ar ou terra.

Neste artigo ficará a saber mais sobre as várias atividades radicais que existem ou os benefícios que a sua prática traz. 

O que são atividade radicais?

Atividades radicais são desportos que representam algum perigo físico, é um elevado grau de adrenalina. 

Os desportos radicais dividem-se em desportos radicais de ação e de aventuras. Os de ação acontecem em ambientes controlados, como o skate ou o kitesurf. No caso dos desportos de aventuras estão as atividades praticadas na natureza. 

Benefícios de praticar atividade radicais 

A prática de atividades radicais abarca diversos benefícios, tanto a nível físico como psicológico. Por isso, entre os vários benefícios destacam-se: 

  • Benefícios a nível cardiovascular, mantendo os batimentos cardíacos e a circulação em níveis saudáveis;
  • Estimula a autoconfiança;
  • Regula a ansiedade;
  • Melhora a força muscular;
  • Exercita aptidões sociais;
  • Permite conexão com a natureza;
  • Entre outros. 

Que tipo de atividades radicais existem? (terra, ar, água)

São vários os tipos de atividades radicais. No entanto, os palcos de diversão e adrenalina dividem-se entre água, ar e terra. Dentro dos vários tipos de atividades destacam-se algumas como: 

Água:

Canoagem: numa canoa, os praticantes de canoeing percorrem os rios, com o auxílio de pás, que procuram movimentar de forma a chegar ao destino.

Rafting: o rafting define-se pela descida das correntes de rios em barcos insufláveis, onde se devem contornar obstáculos. As correntes apresentam graus de dificuldade diferentes, consoante a experiência dos praticantes.

Terra:

Escalada: o objetivo da escalada passa por subir paredes rochosas, de forma a atingir-se o topo da montanha. 

Rapel: no rapel, o objetivo é descer as paredes rochosas. Esta aventura pode ser passada numa montanha ou em cânions.

Ar:

Salto pendular: no caso do pendulum jump, este desporto consiste numa queda livre do cimo de uma ponte, onde o praticante está suspenso por um sistema de cordas.

Paraquedismo: esta atividade consiste no salto de paraquedas de um avião, onde o praticante fica uns segundos em queda livre. 

Lista de atividade radicais aquáticas

Dentro dos vários tipos de atividades radicais, destacam-se as que são feitas na água. A lista de atividades é vasta, e inclui desportos como:

  • Kitesurf;
  • Canoagem;
  • Stand-up paddle;
  • Passeio de mota de água;
  • Bodyboard;
  • Entre outros. 

Quais são as melhores atividades radicais aquáticas para iniciantes?

Canoagem: na canoagem, os seus praticantes deslizam pelas águas de rios e mares em canoas, que podem levar uma ou várias pessoas. Por ser uma atividade tranquila, e que envolve várias pessoas, é indicada para iniciantes. 

Bodyboard: no bodyboard o desportista utiliza uma prancha pequena para deslizar pelas ondas. Nesta atividade, os seus praticantes ficam por uma zona do mar onde há pé, sendo seguro para quem se inicia em atividades radicais na água. 

Passeio de mota de água: no passeio de mota de água, quem pratica este desporto explora a bravura dos mares. Neste caso quem pratica esta atividade pode ir com outra pessoa a acompanhar e com o recurso a colete salva-vidas, o que torna o desporto acessível a quem tem pouca prática. 

Mergulho: conhecido por todo o mundo, os praticantes de mergulho submergem nas águas dos mares e rios de forma a explorar a fauna e flora existentes. Esta atividade é boa para quem tem pouca experiência, uma vez que não requer muita preparação.

At Radical Melgaço tem diversas opções de atividades radicais na água ao seu dispor, com direito a um guia certificado, o que garante ainda mais segurança.

Existem atividades radicais aquáticas adequadas para crianças?

Sim. As atividades radicais na água têm uma idade mínima de oito anos, o que faz com que fiquem acessíveis às crianças.

Locais Ideais em Portugal para Atividades Radicais Aquáticas

Portugal é um país repleto de locais naturais mágicos, nomeadamente a nível de mares e rios. Por isso, o nosso país torna-se um local de eleição para a prática destes desportos, como:

  • Lagos- Algarve: nas fantásticas grutas algarvias, é possível fazer seafari, ou seja, explorar as belezas paisagísticas junto à costa algarvia. 
  • Açores: os Açores são um local único para que se possa fazer rapel, uma vez que é repleto de elementos naturais.
  • Viana do Castelo: no norte do país, Viana do Castelo é uma das paragens obrigatórias para a prática de kitesurf. As fortes ondas que se fazem sentir nestas praias minhotas, aliadas aos ventos tornam este local o ideal para este desporto.
  • Minho: são vários os rios aptos para uma experiência de canoagem. Um deles é o rio Minho, que banha locais como Melgaço ou Monção. Com a Radical Melgaço pode ter uma experiência recheada de aventura pelas águas deste rio transfronteiriço. 

Conclusion 

Benefícios a nível mental, como a redução do stress ou o ganho de autoconfiança, assim como benefícios a nível físico como a melhoria do sistema cardiovascular ou o reforço muscular são algumas das várias vantagens dos desportos radicais.

Estes desportos dividem-se entre os de água, ar e terra. Os de água são abertos a todos os participantes, desde que cumpra requisitos como a idade mínima de oito anos. 

Canoagem, passeio de mota de água, rafting ou bodyboard são alguns dos exemplos de atividades a serem praticadas na água. Em terra destacam-se os trilhos, o rapel ou a escalada, enquanto que no ar o salto pendular ou o paraquedismo são alguns dos exemplos.

Share Knowledge
en_GB
Start Chat
1
Scan the code
Hello. Would you like to book an activity?