8 Aventuras e Atividades Divertidas para Fazer em Família

O incentivo ao espírito de equipa, o contacto com a natureza e os seus benefícios, ao mesmo tempo que se pratica desporto é a combinação ideal para um dia bem passado em família. 

Os desportos radicais assumem-se assim como uma opção para quem pretende ter momentos de diversão em família.

Quem é que pode praticar estes desportos, que atividades é que estão à escolha ou quais são os melhores locais para o exercício de atividades radicais são algumas das questões abordadas neste artigo.

Vantagens de aventuras em família

Para além de proporcionar momentos de diversão e distração, as aventuras em família apresentam diversas vantagens, como:

  • Estímulo físico, social e mental;
  • Promove o contacto com a natureza;
  • Criar memória em família;
  • Fortalecer laços familiares;
  • Desenvolvimento de novas habilidades;
  • Desenvolve capacidades como o trabalho em equipa ou a resiliência
  • Diversão garantida em família.

Benefícios de atividades radicais para crianças

São vários os benefícios de atividades ao ar livre para as crianças. 

É óbvio que quando pensamos em atividades radicais para crianças, é normal ficar um pouco preocupado devido a algum tipo de receio. Mas tudo depende da atividade e das condições de segurança.

Mas sabia que além de proporcionar momentos de pura diversão, estas atividades estão repletas de benefícios para o desenvolvimento infantil? 

  • Ligação com a natureza, 
  • Desenvolvimento de habilidades físicas, 
  • Socialização e o desenvolvimento de capacidades de trabalho em equipa
  • Fortalecimento da autoconfiança e autonomia
  • Gestão e tomada de decisões
  •  Estímulo à criatividade e imaginação
  • Desenvolvimento de resiliência

Estes são alguns dos principais benefícios de aventuras radicais em família.

Incentivar as crianças e os jovens a participarem de atividades radicais é investir no seu desenvolvimento, pois estas experiências não só são divertidas, mas também são importantes para o crescimento saudável, tanto físico quanto emocional. 

Dicas para um dia perfeito de aventura

A prática de atividades em família recheadas de aventura requerem determinados pontos a ter em conta:

  • Utilizar os devidos materiais de segurança na prática das atividades;
  • Levar uma mochila com comida e outros mantimentos como água ou protetor solar;
  • Planear que atividades se pretendem fazer;
  • Contactar um espaço de aventura de confiança.

Aventuras em Família melgaço radical

8 Atividades radicais e divertidas para fazer em família 

Procurar atividades que combinem aventura e diversão para toda a família pode ser uma excelente forma de passar o dia e criar memórias duradouras e fortalecer laços. 

Seja em água, ar ou terra são várias as atividades que podem ser feitas em família, e que vão trazer a diversão garantida.

Aqui estão algumas ideias para tornar o seu tempo em família inesquecível e cheio de aventura: 

  • Rafting no Rio Minho

O rafting no rio minho consiste na descida do rio num bote pneumático, onde com o acompanhamento de um guia se contornam vários obstáculos. O rafting é uma excelente atividade para se fazer em família. 

 

  • Canoagem

Explore a canoagem também no Rio Minho. Esta atividade oferece tanto momentos relaxantes quanto oportunidades para um pouco mais de ação nas águas.

  • Canyoning

É uma atividade de aventura que combina caminhada, escalada, natação e até mesmo rapel. Para famílias aventureiras que gostam de um desafio e de estar em contacto com a natureza, canyoning pode ser uma experiência extraordinária.

  • Percursos pedestres

Os percursos pedestres designam-se por uma imersão na natureza, através de caminhadas por trilhos. Os diversos níveis dos percursos podem trazer às famílias momentos muito relaxantes e de apreciação da paisagem como de momentos de maior adrenalina. O norte de Portugal tem excelentes exemplos de trilhos e caminhadas para todos os gostos.

  • Mountain Bike

Percorram caminhos de bicicleta em montanhas ou florestas. É uma ótima forma de combinar exercício físico com a exploração da natureza.

  • Mergulho

Explore o mundo subaquático em família. O mergulho é perfeito para famílias que adoram o mar e estão curiosas para ver a vida marinha de perto.

  • Paintball ou Laser Tag

Para uma aventura menos arriscada mas igualmente emocionante, o paintball ou laser tag são ótimas opções. Estas atividades promovem trabalho em equipa e estratégia.

  • Ski

Se estiver perto de montanhas com neve, experimentem ski ou snowboard. Além de serem atividades emocionantes, também permitem apreciar paisagens de inverno deslumbrantes.

Aventuras em família: onde fazer

Existem diversos locais onde a diversão em família é primordial. Seja na natureza ou em parques radicais ou mesmo temáticos. Se pretender fazer atividades na água com a família pode contar com a ajuda da Melgaço radical, onde não faltam atividades em família! A Melgaço Radical está em Melgaço, no norte de Portugal, muito próximo de cidades como Braga, Porto, Viana do Castelo ou mesmo da Galiza em Espanha.

Melhores locais de rafting para famílias

Ao longo do país, de norte a sul existem vários pontos de rafting para famílias. Desde o rio Tâmega, Paiva ou no Norte passando pelo rio Minho, são várias as opções para a prática de rafting em família.

Existem destinos de rafting e canoagem adequados para todas as idades?

A prática de canoagem e rafting exige uma idade mínima. A idade estabelecida para a prática destes desportos varia consoante os locais escolhidos bem como o nível de intensidade das águas para a sua prática, mas por norma a idade mínima varia entre os 6 e 8 anos. 

Por isso, praticamente qualquer destino se adequa à prática do rafting e da canoagem para qualquer idade, sendo primordial a tomada de cuidados de segurança na participação em ambas as atividades.

O Rio Minho é conhecido pelas suas águas tranquilas que permitem praticar o rafting em família sem qualquer impedimento.

Preços de atividades e aventuras em família no rio Minho 

As atividades radicais têm diversos preços. Esta variação no custo de uma atividade de aventura varia consoante o desporto que se pretende fazer e o espaço de aventura escolhido. 

No entanto, os preços das atividades no rio Minho, em especial na Melgaço Radical variam entre os 15 e os 45 euros.  

Conclusão 

Desde o rafting até aos percursos pedestres, são várias as opções de atividades de aventura para a família. 

Na grande maioria destes desportos existe uma idade mínima para os praticar, mas os mesmos abrangem uma grande franja de faixas etárias, sendo assim abertos a qualquer idade. 

Ao longo do país são vários os pontos de prática de tais desportos, sendo os seus preços variáveis. No entanto, os benefícios dos mesmos são vários, sendo sem dúvida uma opção a ter em conta, no momento de planear atividades em família. 

Descubra a Emoção Sem Limites – A Sua Aventura Começa Aqui!

Com mais de duas décadas de experiência, a Melgaço Radical destaca-se como uma referência incontestável em desportos de aventura e atividades na água, em terra e ao ar livre no Rio Minho e em Portugal. O nosso ícone, o rafting no rio minho, não é apenas uma atividade; é uma experiência transformadora que atrai milhares de aventureiros, nacionais e internacionais, à região pitoresca de Melgaço.

Mas a nossa paixão pela aventura não se limita ao rafting. A Melgaço Radical é sinónimo de diversidade e inovação, oferecendo uma ampla gama de atividades como canyoning, canoagem, hidrospeed, rappel, slide, salto pendular e caminhadas.

Venha experimentar a emoção e a beleza de Melgaço – onde a aventura nunca termina!

Partilhe Conhecimento
Iniciar Chat
1
Scan the code
Olá. Gostaria reservar uma atividade?