geral@melgacoradical.com | +351 251 402 155 | +351 967 006 347
Quando vai fazer algo que desperta stress, ou quando pratica algum desporto que lhe causa alguma ansiedade, o corpo reage de formas específicas. Sabe o que é que isso se chama? Adrenalina.
Fique a saber mais sobre o que é a adrenalina, de que forma é que se pode manifestar, e no meio de tudo, que influência é que os desportos radicais têm.
O que é a adrenalina?
A adrenalina é uma hormona que o nosso corpo produz quando o sistema nervoso simpático é ativado. Ou seja, a adrenalina é acionada em situações de excitação ou de perigo.
Qual a função da adrenalina?
Quando a adrenalina é libertada, ocorrem fenómenos no corpo como o aumento do ritmo cardíaco, degradação do glicogénio, e da gordura.
A função da adrenalina é gerar uma reação de preparação para reagir a algo. Por norma acontece em situações de stress.
Para que serve a adrenalina?
A adrenalina tem como principal função preparar o corpo para que este se prepare para reagir a situações de perigo, na prática de desportos, antes de acontecimentos importantes, ou em momentos de fortes emoções.
Dentro das várias situações que ocorrem no corpo num momento de libertar adrenalina, acontecem outras como:
- Aumento da pressão arterial;
- Abertura dos brônquios;
- Aumento dos batimentos cardíacos;
- Aceleração do fluxo de sangue para os músculos.
- Entre outros.
Qual a diferença entre adrenalina e noradrenalina?
A adrenalina e a noradrenalina têm diferenças entre si, apesar de terem nomes semelhantes e de serem ambas produzidas no sistema nervoso. Enquanto que a adrenalina possui um efeito mais forte no coração, a noradrenalina controla a pressão arterial.
Quais os benefícios da adrenalina?
A adrenalina possui diversos efeitos indiretos para quem sente as suas consequências no corpo.
Assim, de entre os vários benefícios da adrenalina destacam-se alguns como é o caso de:
- Aumenta a imunidade;
- Melhora a confiança;
- Ajuda na autoestima;
- Melhora o bem estar.
Quais são os principais estímulos que desencadeiam a adrenalina?
Uma vez que a adrenalina é resultante de estímulos externos, existem alguns que fazem com que o corpo comece a produzir esta hormona. Nem sempre esses mesmos estímulos são resultado de situações negativas.
Por isso, dentro desses mesmos estímulos destacam-se alguns como:
- Prática de desportos:
A prática de desporto faz com que o cérebro produza as hormonas da adrenalina.
- Stress:
Uma vez que a adrenalina é uma resposta ao stress, quando se está perante uma situação de maior ansiedade, é automático que o corpo produza adrenalina.
- Emoções intensas:
Uma vez que situações de grande emoção geram expectativa, é natural que o corpo produza adrenalina.
- Excitação:
Tal como nas emoções fortes, a sensação de excitação é uma forma de fazer a adrenalina e as suas sensações surgirem.
- Situações de perigo:
Uma das principais funções da adrenalina é preparar o corpo para o perigo,por isso, em situações que um indivíduo identifique como potencialmente perigosas, é normal que exista adrenalina.
O que acontece no corpo durante uma descarga de adrenalina?
Quando existe a receção de um determinado estímulo, o corpo começa a produzir adrenalina. Depois, a adrenalina liga-se aos recetores nas células adiposas do fígado, de forma a quebrar moléculas maiores de açúcar, para as transformar em glicose.
Este processo dá um impulso aos músculos, causando assim uma preparação para fugir ou lutar, finalidades da adrenalina.
O exercício físico pode aumentar os níveis de adrenalina?
O exercício físico aumenta de forma elevada os níveis de adrenalina no sangue. A concentração de noradrenalina aumenta em taxas de trabalho superiores a 50%, enquanto que a percentagem de adrenalina aumenta quando a intensidade do exercício for superior.
Ou seja, sim, o exercício físico pode ser um produtor eficaz de adrenalina no sangue. Quanto mais intenso for o exercício, mais probabilidade há de aumentar a adrenalina.
Que atividades podem aumentar a adrenalina?
Dentro das várias atividades físicas, as que têm maior probabilidade de aumentar a adrenalina, são as que exigem maior esforço físico, ou que levem a que se sintam emoções como excitação por parte dos praticantes.
Por isso, dentro das várias atividades físicas, as atividades radicais são das que despoletam maior produção de adrenalina. Dentro dessas mesmas atividades, destacam-se algumas como:
A canoagem consiste em descer um rio numa canoa. Esta atividade é feita essencialmente em grupo.
No hidrospeed, os seus praticantes descem um rio, onde contornam obstáculos, apenas apoiados numa prancha.
O salto pendular consiste em saltar de um lugar alto, com recurso a uns cabos, onde o salto é feito em forma de pêndulo.
O rafting, enquanto atividade que se designa pela descida em correntes de um rio, origina muita adrenalina.
A sensação de perigo que pode originar e o facto de existir fisicamente dos seus participantes faz com que as atividades radicais causam um elevado nível de adrenalina aos seus praticantes.
Na Melgaço radical encontra uma panóplia de atividades radicais, onde pode desfrutar ao máximo de momentos de adrenalina, repletos de diversão.
Conclusão
A adrenalina é uma hormona libertada pelo corpo, quando se está perante diversas situações, como situações de perigo, emoções fortes ou antes de momentos importantes.
Aumento do ritmo cardíaco, alteração na respiração, ou alterações musculares são alguns dos efeitos que a libertação de adrenalina tem no corpo.
As atividades radicais são uma forma de sentir adrenalina, uma vez que são atividades que permitem que os seus praticantes sintam elevados níveis de excitação e façam esforço físico significativo.