geral@melgacoradical.com | +351 251 402 155 | +351 967 006 347
Muito provavelmente já ouviu falar do vinho Alvarinho, mas questiona-se sobre a origem desta bebida ou tem curiosidade sobre o seu sabor. Este é um vinho pertencente a uma casta de vinho verde, tem um sabor único, fazendo assim com que seja um vinho único.
Neste artigo fique a saber tudo sobre o vinho Alvarinho: onde pode encontrar este vinho, onde surgiu, qual o seu sabor, ou como pode ser consumido.
O que é o vinho Alvarinho?
O vinho Alvarinho é uma variedade de uva plantada em Portugal na região do Minho, e em Espanha, na Galiza, mais especificamente nas Rias Baixas. Este tipo de uva costuma resultar em vinhos brancos bastante aromatizados, fazendo com que seja um vinho com características únicas.
Onde se produz o Alvarinho?
O Alvarinho é um vinho produzido na região dos vinhos verdes é maioritariamente produzido na região no noroeste de Portugal, sendo a sub-região de Monção e Melgaço a zona mais reconhecida pela excelência desta casta.
Embora existam produções pontuais noutras sub-regiões dos Vinhos Verdes e até em zonas fora do Minho, e mesmo nas Rias Baixas, na Galiza, é em Monção e Melgaço, graças ao microclima único e à tradição local, que o Alvarinho atinge o seu expoente máximo de qualidade.
Quais as zonas e regiões do vinho alvarinho?
Como explícito anteriormente, o vinho Alvarinho é produzido em dois países: Portugal e Espanha. Em Portugal divide-se entre duas regiões:
- Monção e Melgaço: considerado muitas vezes o local onde nasceu o vinho Alvarinho;
- Região dos vinhos verdes: ainda que em menor quantidade, a região dos vinhos verdes é outro local de cultivo da uva que origina este vinho.
Em Espanha, a região onde o vinho Alvarinho tem mais expressão é nas Rias Baixas, onde a casta branca é a mais cultivada, originando assim vinhos de destaque.
É possível plantar alvarinho fora das regiões demarcadas?
Sim, existe a possibilidade de plantar vinho Alvarinho fora de regiões demarcadas. Porém, não pode ser denominado vinho verde ou ter a sigla DO (Denominação de Origem), uma vez que o vinho Alvarinho é oriundo de regiões em específico e as regras na rotulagem são uma forma de proteger tal informação, segundo a legislação vitivinícola.
Características da casta e do vinho verde
O vinho Alvarinho pertence a uma das várias castas do vinho verde. Este vinho é um vinho branco, e destaca-se pelo seu sabor frutado e intenso.
Quais são os aromas típicos do Alvarinho?
Os aromas típicos do vinho Alvarinho são mais frutados, com notas aromáticas a pêssego, casca de laranja, jasmim ou erva-cidreira.
Onde se produz o melhor Alvarinho?
A sub-região de Melgaço e Monção é a região em Portugal onde se produz o melhor vinho Alvarinho. Diz-se que este é o “berço” do Alvarinho devido à sua importância neste campo.
Qual a diferença entre Alvarinho vs Albariño?
Alvarinho e Albarino são a mesma uva, que origina o vinho Alvarinho. No entanto, a principal diferença entre estes dois termos é que um se usa em Portugal e o outro em Espanha, respetivamente.
O Alvarinho pode envelhecer?
Sim. O envelhecimento do vinho Alvarinho traz uma ligeira mudança no seu sabor, passando assim a ter um aroma a mel e frutos secos, contrariamente ao sabor mais frutado que tem de base.
A que temperatura deve servir-se?
8 °C e 12 °C é o intervalo de temperatura ideal para que se possa servir o vinho Alvarinho. Esta temperatura é a melhor opção uma vez que mantém a acidez e frescura com que deve ser provado.
Com que pratos o Alvarinho fica melhor?
Pratos mais leves, como saladas, peixe grelhado ou até marisco são a melhor opção para ter um vinho Alvarinho a acompanhar, uma vez que esta é uma bebida fresca e leve. Por exemplo, um prato com peixe grelhado e uma salada de tomate a acompanhar é a opção ideal para ter um Alvarinho a acompanhar a bebida.
Onde visitar a Rota do Alvarinho?
A rota do Alvarinho pode ser visitada em Monção e Melgaço. Uma vez que estas duas vilas são o ponto de origem deste vinho, este é o melhor local para observar as vinhas e provar este vinho.
Em Monção pode visitar várias quintas e adegas existentes na vila. De destacar, pode visitar o Solar do Alvarinho, que é um edifício histórico que tem no vinho Alvarinho o seu enfoque. Em Melgaço, tem ainda a oportunidade de passear pelas belas vinhas e desfrutar da paisagem única do local, enquanto degusta um copo de Alvarinho.
Melgaço é ainda considerado um destino de destaque em atividades radicais, pelo que pode complementar a sua visita às origens do Alvarinho com um momento de aventura. Com a Radical Melgaço conta com diversas atividades radicais inseridas na beleza natural da região, e com a segurança sempre em primeiro plano.
Conclusion
O vinho Alvarinho é um tipo de vinho verde, que se caracteriza pelo seu sabor frutado e frescura. Oriundo do Alto Minho, mais especificamente das vilas de Monção e Melgaço, este vinho pode ainda ser encontrado nas Rias Baixas, na Galiza, sob o nome de “Albarino”.
Este é um vinho que deve ser servido a temperaturas mais baixas, uma vez que é um vinho onde o seu sabor e frescura se realçam com o frio. Para além disso, pratos com peixe ou saladas são o acompanhamento ideal para o Alvarinho.
De forma a explorar mais sobre o Alvarinho, pode fazer uma visita a Melgaço ou a Monção e a passear pelas vinhas e a bela paisagem que proporcionam.