geral@melgacoradical.com | +351 251 402 155 | +351 967 006 347
Melgaço é uma região emblemática pela sua cultura, gastronomia e natureza. É nas suas verdejantes paisagens que se escondem locais para trilhos e caminhadas, que dão a conhecer a região com todo o seu esplendor.
Pelo meio dos vários elementos naturais destaca-se o rio Minho, de onde nascem trilhos, que qualquer pessoa pode visitar. Entre estes destacam-se os passadiços de Melgaço, que poderá ficar a saber mais neste artigo.
Melgaço e Rio Minho
Melgaço é o município mais a norte de Portugal. Com 238,25 km2 de área e 7.773 habitantes, este concelho do distrito de Viana do Castelo é conhecido pela sua natureza, gastronomia e história.
As paisagens desta região são únicas, montanhosas e verdejantes, o que leva a que muitas pessoas se queiram aventurar pela beleza deste local.
Para além do emblemático Parque Nacional da Peneda-Gerês, Melgaço conta também com um importante rio para a região: o rio Minho. A nascer a 750 m de altitude na serra da Meira, na Galiza, o rio Minho é um dos pontos principais de Melgaço, uma vez que é um chamariz para atividades radicais, e é a fonte de iguarias típicas como a lampreia.
O Que São os Passadiços de Melgaço?
Inseridos no trilho dos percursos marginais do river Minho, os passadiços de Melgaço são uma estrutura construída sob uma levada de água que acompanha as linhas do rio Minho. Durante o seu percurso, os visitantes podem usufruir da bela paisagem da região, mergulhando nos bosques repletos de carvalhos e loureiros.
Ao longo do caminho pode-se observar também as pesqueiras, que são construções típicas em pedra, utilizadas para a pesca de peixes como o sável, a truta ou a lampreia.
Qual a melhor época para visitar os Passadiços de Melgaço?
Qualquer altura do ano é indicada para visitar os passadiços de Melgaço, uma vez que é uma experiência única observar o efeito das várias estações do ano na natureza.
O verão é inclusive uma época boa para visitar os passadiços, onde existem diversas sombras, tornando o caminho fresco e agradável. No inverno os passadiços podem estar mais escorregadios devido à chuva, sendo aconselhado calçado adequado à situação.
É necessário pagar para aceder aos passadiços?
Não. O acesso aos passadiços não requer o pagamento de um bilhete, sendo assim de acesso livre a quem pretenda fazer o percurso.
Quanto tempo demora a percorrer o percurso completo?
Caso pretenda fazer o percurso de 5,7 km dos percursos marginais do rio Minho, este já tem uma duração de 1h30m. Os passadiços de Melgaço, por serem um percurso menor, têm uma duração inferior.
Os passadiços são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida?
A maioria do caminho é acessível a pessoas com mobilidade reduzida, tornando os percursos abertos a quem se quiser aventurar nos mesmos.
É permitido levar animais de estimação?
Sim. Quem pretender levar o seu amigo de quatro patas a um passeio em plena natureza desta região minhota pode fazê-lo.
Os passadiços estão abertos durante todo o ano?
Sim. Pode visitar os passadiços em qualquer altura do ano, uma vez que estão sempre abertos a quem os pretende percorrer.
Os Passadiços de Melgaço em Números
Os passadiços de Melgaço têm um total de 3 km, num percurso de ida e volta. No entanto, caso queira explorar mais estes passadiços, estes têm um total de 5,7 km.
Como chegar aos Passadiços de Melgaço
Os percursos marginais do rio Minho iniciam-se no centro da vila de Melgaço, na Alameda Inês Negra. Ao seguir o caminho depara-se com a zona que envolve o rio Minho.
Caso pretenda fazer só os passadiços de Melgaço, o ponto de partida é a zona de lazer perto do centro de estágios de Melgaço.
Para se deslocar até ao centro histórico de Melgaço conta com meios de transporte como carro ou autocarros.
O Percurso: O Que Esperar
Durante todo o caminho pode ficar a conhecer mais sobre a identidade da região de Melgaço. Ao longo do percurso pode contar com uma paisagem típica única, com uma flora repleta de árvores como o loureiro, espalhados pelo terreno montanhoso.
As pesqueiras são ainda outro ponto que pode ficar a conhecer. Estas estruturas em pedra revelam a identidade da região, uma vez que eram utilizadas para a pesca no rio Minho.
Atividades e Experiências Adicionais
Uma vez que os passadiços de Melgaço pertencem aos percursos marginais do rio Minho, pode esticar a caminhada e conhecer um pouco mais o centro histórico de Melgaço e as Termas do Peso.
O rio Minho, o elemento principal desta caminhada é também o local ideal para a prática de desportos de aventura. Com a Melgaço Radical pode contar com um vasto leque de atividades radicais como o rafting no rio Minho ou canoagem, com Melgaço e o rio Minho como pano de fundo.
Conclusion
Inseridos nos percursos marginais do rio Minho, os passadiços de Melgaço são uma forma de mergulhar na natureza e história da região de Melgaço.
Abertos a qualquer altura do ano e a todos os que queiram conhecer mais este local, os passadiços estão rodeados de fauna e flora, como loureiros e carvalhos. Ao longo do percurso também é possível observar o rio Minho e as típicas pesqueiras, que eram armadilhas utilizadas para pescar lampreia, sável ou truta.
Os passadiços de Melgaço têm um total de 3 km, enquanto que os percursos marginais do rio Minho têm 5,7 km, iniciando-se no centro histórico de Melgaço, e terminando nas Termas do Peso.