trilhos melgaço

Os Melhores Trilhos para Caminhadas em Melgaço [Lista Completa]

Melgaço é uma vila conhecida pela sua gastronomia, cultura, e também pela sua natureza. De forma a aproveitar ao máximo a beleza dos recursos naturais da região, os trilhos tornaram-se um dos pontos fortes desta vila raiana. 

Posto isto, Melgaço desenvolveu uma ampla rede de trilhos, com diversas formas que proporcionam momentos únicos a quem os percorre.

No entanto, quais são os graus de dificuldade dos trilhos? Quais são os maiores ou os menores? Que materiais se deve levar para um trilho? Estas e outras questões pertinentes serão respondidas abaixo! 

Onde fica Melgaço

Melgaço é uma vila raiana que se localiza no alto Minho, pertencente ao distrito de Viana do Castelo e à região norte, é a vila mais a norte do país. 

trilhos norte de portugal

Aceda aqui ao Mapa interativo.

Lista de Trilhos de Melgaço

O município de Melgaço é um ex-libris de trilhos para caminhadas. A região tem um total de 16 percursos sinalizados, totalizando  172,3 km de paisagens entre o Parque Natural Peneda Gerês e a bacia hidrográficas do rio Minho. 

  • Lamas de Mouro – Ceivide (PR I):
    Percurso linear de 16 km, que começa em Lamas de Mouro e termina em Ceivide, destacando património artístico e religioso.
  • Interpretativo de Lamas de Mouro (PR II):
    Um trilho educativo que destaca a biodiversidade e a importância ecológica da região.
  • Castro Laboreiro – Lamas de Mouro (PR III):
    Liga Castro Laboreiro a Lamas de Mouro, oferecendo vistas deslumbrantes e passando por zonas florestais.
  • Interpretativo de Castro Laboreiro (PR IV):
    Percurso que começa no centro de Castro Laboreiro, subindo até ao planalto e passando por locais históricos significativos.
  • Megalitismo de Castro Laboreiro (PR V):
    Explora a Necrópole Megalítica de Castro Laboreiro, com um percurso pelo planalto que revela dólmenes e outros monumentos antigos.
  • Trilho Castrejo (PR VI):
    Caminho que percorre as Inverneiras e Brandas de Castro Laboreiro, destacando a arquitetura tradicional e as práticas agrícolas locais.
  • Inverneiras de Castro Laboreiro (PR VII):
    Um percurso focado nas Inverneiras, antigas aldeias de inverno, proporcionando uma viagem no tempo pelas tradições locais.
  • Trilho do Mouro (PR VIII):
    Desenvolve-se ao longo do vale do Rio Mouro, passando pelas aldeias de Cousso, Gave e Parada do Monte, num total de 18,4 km, oferecendo um contacto íntimo com a natureza e o património local.
  • Entre Adegas (PR IX):
    Percurso que percorre várias adegas tradicionais, ideal para os amantes do enoturismo.
  • Geira Romana (PR X):
    Um percurso que segue a antiga via romana, proporcionando uma viagem histórica por calçadas e marcos miliários.
  • Porta de Lamas de Mouro – Peneda (GR58):
    Grande rota que liga Lamas de Mouro ao santuário da Peneda, atravessando belas paisagens naturais e culturais.
  • Rio Minho – Pesqueiras (PR XI):
    Trilho que segue o rio Minho, destacando-se pelas tradicionais pesqueiras e paisagens ribeirinhas encantadoras.
  • Trilho de Nossa Senhora da Visitação (PR XII):
    Um trilho religioso que percorre locais de culto e oferece vistas panorâmicas.
  • Trilho da Branda da Aveleira (PR XIII):
    Focado nas brandas, aldeias de verão, proporcionando uma experiência autêntica da vida rural.
  • Trilho da Varziela (PR XIV):
    Percurso que segue o rio Varziela, com destaque para a fauna e flora locais.
  • Trilho da Bouça dos Homens (PR XV):
    Um trilho que explora áreas florestais e de pastoreio, ideal para observação da vida selvagem e paisagens naturais.

Aceda aqui ao Mapa interativo.

A Melgaço Radical tem disponível a atividade de trilhos e caminhadas, onde com a ajuda de um guia certificado pode desfrutar da beleza natural da região, com a segurança e o profissionalismo como chave principal. 

Quais são os melhores trilhos para famílias em Melgaço?

Qualquer trilho é adequado para uma experiência em família. No entanto, é importante que os trilhos tenham um grau de dificuldade moderado, e para isso existem dois trilhos principais, que se destacam dos restantes, como é o caso de:

  • Trilho do castelo de Castro Laboreiro: de dificuldade moderada, este trilho situa-se próximo do parque natural da Peneda-Gerês, e num total de 1,6 km pretende dar a conhecer locais como o castelo de Castro Laboreiro. 
  • Percursos marginais do rio Minho: com um total de 10 km, este percurso é o ideal para uma corrida ou caminhada, onde é possível explorar a zona envolvente da povoação da vila de Melgaço. 

Existem trilhos adequados para iniciantes em Melgaço?

Ao participar num trilho, deve ter em conta o grau de dificuldade do mesmo, que se divide em cinco: 

  • Nível 1: fácil;
  • Nível 2: moderado;
  • Nível 3: exigente;
  • Nível 4: difícil;
  • Nível 5: muito difícil.

Após ter em conta os níveis de dificuldade, e caso tenha pouca experiência na prática de trilhos, deve optar por trilhos do nível 1 ou 2, como é o caso dos seguintes em Melgaço: 

É necessário algum equipamento especial para caminhar em Melgaço?

Não, mas existe material que é importante os praticantes de trilhos utilizarem como roupa e calçado confortável, uma vez que são alguns percursos relativamente longos. 

Para além disso, existem outros materiais e outros bens essenciais a ter em conta, como:

  • Protetor solar;
  • Óculos de sol e chapéu;
  • Mochila leve e confortável;
  • Água;
  • Alimentação. 

Qual é a melhor época do ano para explorar os trilhos de Melgaço?

Não existe uma época em concreto onde é mais adequada a prática de trilhos. Porém, a primavera e o verão onde o bom tempo impera são as melhores épocas para as caminhadas. 

Existem guias turísticos disponíveis para trilhos em Melgaço?

A presença de um guia num trilho é de extrema importância, uma vez que estes profissionais estão habilitados à prática desta atividade e podem ajudar os seus praticantes a ter uma experiência segura e divertida. 

Na Melgaço Radical tem ao seu dispor guias certificados que lhe vão proporcionar momentos únicos na natureza. 

Qual é o trilho mais conhecido em Melgaço?

A rota do Alvarinho via percursos marginais do rio Minho é a rota mais popular de Melgaço.

Esta rota é de nível moderado e é aconselhada para uma corrida de bicicleta de montanha ou uma caminhada, assumindo-se como um percurso que promete muita adrenalina. 

trilhos caminhadas melgaço radical

Aceda aqui ao Mapa interativo.

Qual é o trilho mais curto em Melgaço?

São vários os trilhos em Melgaço, sendo que cada um assume formas, paisagens e comprimentos diferentes. Dentro dos trilhos menores destaca-se o das Inverneiras, com um total de 6 km

O percurso começa na aldeia de Pontes e é circular. Todo o seu percurso é feito pelo meio da aldeia, de forma a que os praticantes do trilho possam ficar a conhecer os lugares mais emblemáticos da mesma. 

Qual é o trilho mais longo em Melgaço?

O trilho mais longo é o do Megalitismo. Este trilho tem um total de 26 km e tem um grau de dificuldade exigente. 

Este trilho é calmo e é ideal para caminhadas. Para o percorrer demora cerca de 7 horas. Neste percurso poderá ver toda a natureza envolvente da região, e usufruir ao máximo da aventura que este trilho proporciona. 

Conclusão 

Melgaço é o local ideal para a prática de trilhos e caminhadas. Pode usufruir da bela natureza da região enquanto faz exercício físico. 

A lista de locais de trilhos é muito extensa, com caminhos que variam de grau de dificuldade entre o fácil, moderado, exigente, difícil e muito difícil. As paisagens variam, onde os trilhos acontecem pelo meio da natureza ou pelo meio das várias povoações existentes. 

Ao ir fazer um trilho deve ter consigo roupa e calçado confortável, água bem como materiais essenciais como protetor solar ou óculos de sol. Recorrer a um guia certificado é essencial para que a caminhada seja segura e aproveitada da melhor forma. 

Descubra a Emoção Sem Limites – A Sua Aventura Começa Aqui!

Com mais de duas décadas de experiência, a Melgaço Radical destaca-se como uma referência incontestável em desportos de aventura e atividades na água, em terra e ao ar livre no Rio Minho e em Portugal. O nosso ícone, o rafting no rio minho, não é apenas uma atividade; é uma experiência transformadora que atrai milhares de aventureiros, nacionais e internacionais, à região pitoresca de Melgaço.

Mas a nossa paixão pela aventura não se limita ao rafting. A Melgaço Radical é sinónimo de diversidade e inovação, oferecendo uma ampla gama de atividades como canyoning, canoagem, hidrospeed, rappel, slide, salto pendular e caminhadas.

Venha experimentar a emoção e a beleza de Melgaço – onde a aventura nunca termina!

Partilhe Conhecimento
pt_PT
Iniciar Chat
1
Scan the code
Olá. Gostaria reservar uma atividade?