geral@melgacoradical.com | +351 251 402 155 | +351 967 006 347
Portugal é um país repleto de locais únicos, sejam espaços naturais ou mesmo monumentos. A região norte não é exceção, e por isso é uma zona do país bastante procurada para turismo.
Desde a sua gastronomia, até às belas paisagens e cidades que apresentam, as cidades no norte do país são únicas. Neste artigo fiquei a saber mais sobre a região, e o porquê de ser tão emblemática.
Norte de Portugal
A região norte é a mais populosa do país, sendo aqui onde começou Portugal. Esta é uma das sete regiões do país, sendo limitada a norte pela Galiza, a sul com a região centro, a oeste com o oceano Atlântico, e a este com a região espanhola de Castela e Leão.
Regiões como o Alto Minho, Tâmega, Ave ou a área metropolitana do Porto são algumas das subdivisões desta região. Esta região dispõe da segunda maior economia regional, sendo apenas ultrapassada pela área metropolitana de Lisboa.
O que torna o Norte de Portugal especial?
O norte de Portugal é uma região única por diversos motivos. Um deles é o facto de esta região ter uma cultura vasta, uma vez que os seus povos foram dominados por cartagineses, romanos, gregos, viquingues, ou germânicos.
Tal situação resultou numa cultura folclórica rica, e uma gastronomia única, onde se destaca o vinho Verde e o Vinho do Porto. Nesta região, existe também uma forte cultura empresarial e industrial, com diversas fábricas que exportam para todo o mundo, sediadas nesta região.
A geografia também é um ponto forte no norte do país, uma vez que existem diversas montanhas, originando parques como o parque nacional da Peneda-Gerês. Existe ainda a costa verde, que resulta em diversos rios que vão dar ao mar, destacando-se os rios Minho, Lima, Ave, ou Cávado.
Lista das 10 Melhores Atividades Para Fazer no Norte de Portugal
Como visto anteriormente, o norte de Portugal é uma região repleta de locais únicos, que podem abrir um vasto número de opções de escolha para a prática de atividades, como:
- Caminhadas pelo parque nacional da Peneda-Gerês;
- Tour pela região do Douro, com direito a uma prova de vinhos deste local;
- Praticar surf no Porto;
- Exploração da cidade do Porto;
- Passeio pela ponte suspensa de Arouca e pelos passadiços do Paiva;
- Excursões de passeio a cavalo pelas praias de Viana do Castelo;
- Tour de Buggy pelos Arcos de Valdevez, de forma a explorar a belas paisagens da zona;
- Passeio pelo centro histórico de Braga;
- No rio Minho e em Melgaço, encontra um local ideal para aventuras aquáticas como rafting, canoagem, ou canyoning;
- A região de Melgaço é também ideal para atividades terrestres como caminhadas ou orientação pedestre.
Caso pretenda embarcar numa aventura pelas águas do rio Minho ou pelos solos da região de Melgaço, a Melgaço radical tem para si uma panóplia de atividades radicais, onde segurança e diversão são a chave principal.
O que fazer com crianças no norte de Portugal?
A aposta em atividades radicais é uma das opções para se passar um bom momento com os mais pequenos. Na Melgaço radical existem diversos desportos radicais acessíveis a miúdos e graúdos, onde em conjunto podem passar momentos de grande diversão.
Atividades como canoagem ou rafting estão abertas a crianças com idade mínima de oito anos, e que com os devidos materiais de segurança e com o acompanhamento de um guia, que a Melgaço radical dispõe, torna a prática destas atividades uma opção repleta de aventura.
O que fazer hoje no norte de Portugal?
As opções do que fazer no norte de Portugal são vastas e diversificadas, mas existem atividades que deve tomar nota, como é o caso de:
- Um passeio pela histórica vila de Ponte de Lima;
- Excursão de barco pelo Douro;
- Um passeio pelo centro histórico de Guimarães;
- Um dia de desportos de aventura com a Melgaço radical;
- Um passeio de moliceiro em Aveiro;
- Passeio pelos passadiços do Paiva.
Qual é a melhor altura do ano para visitar o Norte de Portugal?
A primavera é uma das melhores épocas para quem quer visitar o norte de Portugal. Nesta altura, as temperaturas começam a subir e o tempo melhora, sendo o momento ideal para explorar os montes e praias da região.
Também é por esta altura que começam as festas nas cidades, como é o caso da semana santa em Braga, sendo uma oportunidade para explorar melhor as cidades a norte.
No entanto, as restantes estações do ano também são boas para visitar a região norte, uma vez que esta apresenta um número diversificado de atividades, sendo assim mais um ponto a favor para visitar a região.
Conclusão
Entre regiões espanholas, o oceano e o centro do país, a região do norte de Portugal é um local com uma vasta história e cultura, uma vez que foi povoado por diversas populações como os celtas, romanos ou os germânicos.
Atividades radicais como orientação pedestre, canoagem ou canyoning são uma das ideias de atividades a fazer na região norte, devido às condições naturais que este local apresenta. Visitas aos centros históricos de algumas cidades, ou passeios de barco são ainda outras opções a ter em conta.
A prática de tais atividades não exclui ninguém, nem mesmo os mais pequenos. As crianças também são bem-vindas a qualquer uma das atividades explícitas acima, tornando-se assim um vasto leque de opções de forma de passar o tempo em família.