Orientação Pedestre: O Guia Básico para Iniciantes

Estar em contacto com a natureza é essencial para a nossa saúde e bem-estar, e para isso existem inúmeras atividades que providenciam tal experiência. São várias as opções, mas há uma que se destaca: os percursos de orientação.

Voltada para as caminhadas ou corridas, geralmente em floresta ou montanha, a atividade de orientação não só desafia o sentido de orientação e rapidez dos seus participantes, como torna possível estar em contacto com a natureza.

Ao longo deste artigo ficará a saber mais sobre o que é este desporto, as várias modalidades do mesmo, ou os materiais que são necessários para a sua prática. 

Orientação Pedestre: o que é?

A orientação pedestre é um desporto de orientação, com um número crescente de adeptos, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Este desporto define-se como uma atividade de corrida individual em contra-relógio em terreno desconhecido.

Por norma ocorre em espaços de floresta ou montanha, onde existem vários pontos de controlo que os praticantes devem encontrar, numa determinada ordem. 

Orientação Pedestre: como funciona?

Ao longo do percurso previamente estipulado, existem pontos de controlo onde cada participante tem que passar. Estes pontos estão postos de determinada forma propositadamente. 

Os percursos das provas variam, podendo ser longos, médios ou curtos. O ideal é que os percursos sejam feitos no menor tempo possível. 

Quais as disciplinas da orientação?

A orientação divide-se em várias disciplinas, mais concretamente em quatro, que são:

  • Orientação pedestre: a orientação pedestre é feita a pé, onde os participantes têm que seguir percursos específicos. O grau de dificuldade varia entre fácil, médio ou difícil.
  • Orientação em BTT:  no caso da orientação em BTT, esta é muito semelhante à orientação pedestre, sendo o percurso feito numa bicicleta. 
  • Orientação de precisão: apesar de ser aberta a todos, esta disciplina da orientação é mais voltada para pessoas com deficiência motora. Neste caso é avaliada a capacidade de leitura do mapa e do terreno, e a rapidez com que se faz o exercício não tem relevância especial.
  • Orientação em ski: neste tipo de orientação, tudo é igual às anteriores, mas adaptada para neve, e são utilizados mapas específicos.

Que tipo de material é necessário?

Qualquer atividade de aventura tem vários materiais que são necessários para que a sua prática seja devidamente aproveitada. O caso da orientação não é exceção. 

O mapa é o objeto mais importante na prática de orientação. A bússola serve como uma ajuda enquanto se participa na atividade, mas, não é primordial. 

O que querem dizer as legendas?

Qualquer mapa de orientação tem diversas legendas, que contêm significados diferentes. As diversas cores presentes nos mapas ajudam os praticantes a perceber e interpretar o caminho e os obstáculos presentes no mesmo. 

Existem ainda sinais, como traços, em que o seu significado e finalidade se prendem com a interpretação que os integrantes da atividade fazem dos caminhos que estão a percorrer.

O que quer dizer a sinalética?

Nos mapas de orientação são utilizadas sete cores, que possuem vários significados, de forma a tornar mais fácil a interpretação das características de um terreno, por parte dos participantes.

Neste caso, as cores em questão são: 

  • Preto: elementos rochosos ou construídos pelo homem;
  • Branco: floresta típica da zona, onde se pode correr a 100%;
  • Verde: vegetação mais ou menos densa, mais ou menos clara, consoante a quantidade de vegetação;
  • Azul: área com água;
  • Amarelo: área aberta com ausência de árvores;
  • Castanho: contém informações sobre o relevo (buracos, colinas, …);
  • Cinzento: afloramento rochoso (chão em rocha).

Onde posso fazer orientação pedestre em Portugal?

De norte a sul de Portugal é possível fazer orientação pedestre. A sul existem locais como Avis ou Odemira, enquanto que no norte existem locais como Famalicão ou Matosinhos, onde é possível a prática de orientação. 

Não é só em Portugal continental que se pode fazer orientação pedestre. Nas ilhas da Madeira e Açores também é possível ter experiências de orientação. 

Posso fazer orientação pedestre em Melgaço e norte de Portugal?

Sim. Melgaço oferece um total de 16 percursos de orientação, na sua maioria são percursos circulares, com uma extensão total de 172,3 quilómetros. 

Estes percursos pretendem explorar a natureza envolvente da região, onde abundam cascatas, rios, ribeiras e zonas altas. A maioria destes percursos situa-se junto aos diversos elementos naturais da região. 

Que associações ou empresas fazem?

Para a prática de orientação existem empresas que providenciam a oportunidade, a quem quiser participar, de uma experiência de orientação, com o melhor acompanhamento possível. 

A Melgaço Radical é uma  empresa responsável pela prática de orientação na região de Melgaço. Com a maioria das atividades de orientação a ter lugar no complexo desportivo e de lazer de Melgaço, o principal objetivo dos percursos é o contacto permanente com a natureza. 

Existem guias de orientação pedestres?

Quando pratica orientação pedestre deve ter sempre o acompanhamento de um guia. É importante que os guias sejam devidamente certificados, de forma a que possam dar a melhor ajuda possível.

A Melgaço Radical conta com guias certificados que tornam as experiências radicais inesquecíveis e acima de tudo únicas. 

Quanto custa uma atividade de orientação pedestre

O valor de uma experiência de orientação pedestre varia consoante vários fatores, como o local escolhido ou a empresa que os participantes escolheram. No entanto, o preço ronda os 15 euros.

Assim, a orientação pedestre é uma atividade acessível a muitas pessoas, tornando-se um plano ideal para passar tempo em família ou amigos, em comunhão com a natureza. 

Conclusão 

A orientação pedestre define-se como uma atividade de aventura onde os seus praticantes percorrem determinados caminhos, que têm zonas de controlo onde os mesmos têm que passar. 

Imprescindível para esta atividade é a utilização de um mapa, que através das várias cores que tem e da sinalética, ajudam na orientação. A presença de um guia certificado torna-se também importante para que a sua prática seja feita da forma mais segura. 

Descubra a Emoção Sem Limites – A Sua Aventura Começa Aqui!

Com mais de duas décadas de experiência, a Melgaço Radical destaca-se como uma referência incontestável em desportos de aventura e atividades na água, em terra e ao ar livre no Rio Minho e em Portugal. O nosso ícone, o rafting no rio minho, não é apenas uma atividade; é uma experiência transformadora que atrai milhares de aventureiros, nacionais e internacionais, à região pitoresca de Melgaço.

Mas a nossa paixão pela aventura não se limita ao rafting. A Melgaço Radical é sinónimo de diversidade e inovação, oferecendo uma ampla gama de atividades como canyoning, canoagem, hidrospeed, rappel, slide, salto pendular e caminhadas.

Venha experimentar a emoção e a beleza de Melgaço – onde a aventura nunca termina!

Partilhe Conhecimento
pt_PT
Iniciar Chat
1
Scan the code
Olá. Gostaria reservar uma atividade?